sexta-feira, 7 de junho de 2024

 Envelhecimento da população mundial

Considerando a população idosa, a parcela da população global com 65 anos ou mais deverá aumentar de 10% em 2022 para 16% em 2050. Também em 2050, o número de pessoas com 65 anos ou mais em todo o mundo deverá ser mais que o dobro do número de crianças com menos de 5 anos e aproximadamente o mesmo que o número de crianças com menos de 12 anos (ONU, 2022). Com isso, pensar o envelhecimento como perspectiva individual e a longevidade como uma conquista coletiva e um direito social adquirido, observa-se a importância da cultura do cuidado ao longo de toda a vida, respondendo e se atentando para as demandas de grupos populacionais crescentes e heterogêneos, dadas as oportunidades desiguais de saúde, de trabalho e de cuidado no curso de vida.

(https://metodosupera.com.br/envelhecimento-da-populacao-mundial-confira-novas-projecoes-da-onu/)

As informações sobre o aumento da expectativa de vida no Brasil e no mundo possibilitam o trabalho com o tema contemporâneo transversal: Processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso. Dentro dessa perspectiva, promoveu-se discussões, questionamentos e pesquisas acerca dos direitos dos idosos. Estatuto do Idoso (Lei n. 10.741, de 1o de outubro de 2003), que considera idosa a pessoa com 60 anos ou mais e busca garantir-lhe os meios para que possa preservar sua saúde física e mental, com liberdade e dignidade.

Esse tema proporcionou um envolvimento considerável dos alunos dos 8º anos “A” e “B” - Ensino Fundamental/séries Finais, tendo em vista a tomada de consciência de que todos somos sujeitos em processo de envelhecimento. Desta forma, esse trabalho desenvolvido em sala de aula visa tornar o aluno um agente multiplicador de ideias e opiniões, reforçando a importância do respeito e da valorização do idoso, desconstruindo imagens estereotipadas e negativas da velhice, além de promover discussões que tratem dos direitos dos idosos previstos no Estatuto do Idoso. Todavia, ainda vem de encontro com uma importante competência da BNCC (Base Nacional Comum curricular) que é: “Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza”. 

Professora: Sirlei de Fatima Cruz/ GEOGRAFIA.

Auxiliares: Izabel Cristina Colle (8º ano “A”) e Vanessa Vas Medeiros (8º ano “B”)



  
                           




           

                 

                 
               


  

  

  

 


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