quinta-feira, 20 de junho de 2024

Intervalo recreativo

 

A E.E.B.M. Padre Biagio Simonetti, além de estar bem localizada na cidade de Fraiburgo, conta com um amplo espaço de lazer para os alunos. Pensando em aproveitar melhor estes espaços e com o objetivo de incentivar as práticas esportivas e promover o bem-estar de nossos alunos no ambiente escolar, a direção e os professores de Educação Física Ironi e Roseli, tiveram a ideia de construir duas quadras de voleibol e duas quadras de Espiribol, modalidades esportivas que os estudantes gostam muito.

As quadras, foram construídas nas áreas externas da escola (pátio) e estão sendo muito bem utilizadas das nas aulas de Educação Física e principalmente no Recreio. Oportunidade para ser trabalhado alguns valores essenciais, como, respeito e amizade entre colegas. Os resultados e a aceitação por parte dos estudantes foram excelente.











Linha do Tempo/Escultura

 Estudar história da arte através da linha do tempo é uma forma de conhecer um pouco da história da humanidade desde a pré-história até os dias contemporâneos. Como fechamento deste conteúdo as turmas 9A,B,C eD fizeram escultura em sabão, representando o período da Pré história, esculpindo a Deusa de Willendorf.

Professora Maria Cristina Silva










sexta-feira, 7 de junho de 2024

Alunos da E.E.B.M. Padre Biagio Simonetti conquistam Medalhas e Menção Honrosa na OBMEP.

 OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação - MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI.                                                    

Alunos Yago Rodrigo Vidor  - Medalha de Prata na 17Edição da OBMEP e Eduardo Heinz Tibes – Menção Honrosa na 18Edição da OBMEP.

Alunos da E.E.B.M. Padre Biagio Simonetti participam da 19a Edição da OBMEP.

No dia 04 de Junho, aconteceu as provas da 1Fase da OBMEP, do nível 01 (60 e 70 Anos) e do nível 02 (80 e 90 Anos), tanto no período matutino, quanto no período vespertino. A prova teve duração de 2hrs e 30min. e cerca de 400 alunos foram oportunizados. Vinte e quatro alunos representaram a escola na 2a Fase que acontecerá no Dia 19/10/24.

 Alunos do período Matutino Classificados para a 2a Fase da OBMEP 2024



Alunos do período Vespertino Classificados para a 2a Fase da OBMEP 2024



 Envelhecimento da população mundial

Considerando a população idosa, a parcela da população global com 65 anos ou mais deverá aumentar de 10% em 2022 para 16% em 2050. Também em 2050, o número de pessoas com 65 anos ou mais em todo o mundo deverá ser mais que o dobro do número de crianças com menos de 5 anos e aproximadamente o mesmo que o número de crianças com menos de 12 anos (ONU, 2022). Com isso, pensar o envelhecimento como perspectiva individual e a longevidade como uma conquista coletiva e um direito social adquirido, observa-se a importância da cultura do cuidado ao longo de toda a vida, respondendo e se atentando para as demandas de grupos populacionais crescentes e heterogêneos, dadas as oportunidades desiguais de saúde, de trabalho e de cuidado no curso de vida.

(https://metodosupera.com.br/envelhecimento-da-populacao-mundial-confira-novas-projecoes-da-onu/)

As informações sobre o aumento da expectativa de vida no Brasil e no mundo possibilitam o trabalho com o tema contemporâneo transversal: Processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso. Dentro dessa perspectiva, promoveu-se discussões, questionamentos e pesquisas acerca dos direitos dos idosos. Estatuto do Idoso (Lei n. 10.741, de 1o de outubro de 2003), que considera idosa a pessoa com 60 anos ou mais e busca garantir-lhe os meios para que possa preservar sua saúde física e mental, com liberdade e dignidade.

Esse tema proporcionou um envolvimento considerável dos alunos dos 8º anos “A” e “B” - Ensino Fundamental/séries Finais, tendo em vista a tomada de consciência de que todos somos sujeitos em processo de envelhecimento. Desta forma, esse trabalho desenvolvido em sala de aula visa tornar o aluno um agente multiplicador de ideias e opiniões, reforçando a importância do respeito e da valorização do idoso, desconstruindo imagens estereotipadas e negativas da velhice, além de promover discussões que tratem dos direitos dos idosos previstos no Estatuto do Idoso. Todavia, ainda vem de encontro com uma importante competência da BNCC (Base Nacional Comum curricular) que é: “Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza”. 

Professora: Sirlei de Fatima Cruz/ GEOGRAFIA.

Auxiliares: Izabel Cristina Colle (8º ano “A”) e Vanessa Vas Medeiros (8º ano “B”)