sexta-feira, 6 de julho de 2018

DE ONDE VÊM AS CORES? TEORIA DE ISAAC NEWTON

Professora Elenita Zambonim trabalhou com os 7º anos a teoria de Newton sobre as cores. Pra onde quer que você olhe, há cores espalhadas. No céu, na terra, no mar e até no ar. Em 1666, o físico Isaac Newton descobriu que todas as cores vêm de um só lugar. Newton fez uma experiência simples: deixou um raio de luz atravessar um cristal, chamado prisma. Quando isso aconteceu, a luz branca se dividiu em várias cores, como um arco-íris e explicou que a luz que consideramos branca é, na verdade, uma luz composta de várias cores.
Você deve estar se perguntando: se todas as cores vem do branco, como é que conseguimos ver cada cor separada?
Imagine só: uma bola é arremessada na trave de um gol e, logo em seguida, bate no chão. É assim que acontece com a luz. Ela bate em uma superfície e se reflete, num processo chamado de reflexão.
Tudo que existe, absorve e reflete alguma quantidade de luz. Por isso, quando vemos uma bola azul, por exemplo, estamos vendo um objeto que absorveu todas as cores e refletiu principalmente a cor azul. Com o verde e o vermelho, é a mesma coisa. Todas as cores estão ali, mas apenas uma é refletida.
Já a cor preta, é outra história. Significa que um objeto absorveu todas as cores e não refletiu nenhuma. E o branco, ao contrário, mostra que o objeto refletiu todas as cores.

Para mostrar na prática essa teoria a Professora Elenita construiu com seus alunos o"Disco de Newton" usando os seguintes materiais:
- papelão
- tinta guache nas cores
- compasso
- lápis preto
- régua
- borracha
Estratégias
1. Deve-se realizar um círculo com aproximadamente 15 cm de diâmetro.
2. Dividir o círculo em oito partes iguais.
3. Pintar utilizando as cores, conforme modelo apresentado ao lado.
4. Realizar um furo no centro do círculo e acrescentar um lápis, com o intuito de girá-lo velozmente, observando assim o aparecimento da cor branca.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário