segunda-feira, 2 de abril de 2018

DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

No dia 02 de abril é comemorado o Dia Internacional pela Conscientização sobre o Autismo (World Autism Awareness Day). Esta data foi proclamada oficialmente em 18 de dezembro de 2007, quando a Assembleia Geral da ONU aprovou a resolução 62/139, apresentada pelo Estado do Qatar. Desde então, vários países apoiam a data como forma de esclarecer a população sobre a convivência e a integração dos autistas e suas famílias na sociedade. O Objetivo principal de firmar a data em nível mundial foi proporcionar um espaço para que autistas, suas famílias, governos e sociedade em geral discutam o Autismo e reafirmem o compromisso de promoção da inclusão e defesa dos seus direitos fundamentais, tais como saúde, educação, lazer, liberdade, respeito pelo lar e pela família.

E foi pensando nesse objetivo que hoje tivemos a presença de uma pessoa muito especial, escolhida por Deus para ser mãe do Pedro, Marlete Grando mulher ímpar que com leveza e doçura em suas palavras conquistou a atenção de nossos alunos e nos ensinou muito hoje sobre o Autismo. Agradecemos imensamente a sua colaboração e ensinamentos.









De Onde Vem O
Autismo?

Não existe uma causa para o autismo. As pesquisas científicas têm mostrado que os transtornos do espectro autista estão associados a alterações no desenvolvimento do cérebro, causados por uma combinação de fatores genéticos, ambientais e biológicos.

Os Símbolos Relacionados Ao Transtorno Do Espectro Autista São Mundiais:
As Cores Vibrantes
As cores vibrantes representam a esperança.
A esperança no êxito dos tratamentos, no desenvolvimento de habilidades, e também a esperança de uma sociedade mais consciente, mais inclusiva, mais compreensiva diante do transtorno do espectro autista-tea.

A Fita É Um Símbolo De Conscientização
Também é utilizada para outras causas, em cores diferentes. Exemplo: rosa para o câncer de mama, azul para o câncer de próstata. No caso do transtorno do espectro autista- tea, a fita é estampada com peças de quebra-cabeça, em várias cores e em tons vibrantes.

A Cor Azul
O azul representa a incidência maior no sexo masculino, pois o transtorno do espectro autista-tea acomete mais as crianças do sexo masculino, ocorrendo na proporção de 4 (quatro) meninos para 1 (uma) menina.

 

O Quebra-Cabeça


As peças de quebra-cabeça representam a complexidade e o mistério do transtorno.


O Colorido

O colorido utilizado nas peças de quebra-cabeça representa a diversidade, onde existe uma diversidade de pessoas (de todas as raças, religiões, classes sociais) que convivem com o transtorno do espectro autista-tea.


Dez Coisas Que Qualquer Criança Com
Autismo Gostaria Que Você Soubesse

1. Sou uma criança plena.
2. Meus sentidos estão desordenados.
3. Procure distinguir entre “não quero” (escolho não fazer) e “não consigo” (não sou capaz de fazer).
4. Eu penso de forma concreta. eu interpreto a linguagem literalmente.
5. “Ouça” todas as maneiras pelas quais eu tento me comunicar.
6. Veja só! Minha orientação é visual.
7. Concentre-se naquilo que eu consigo fazer, e não naquilo que eu não consigo fazer.
8. Ajude-me a interagir socialmente.
9. Identifique a causa dos meus descontroles.
10. Ama-me incondicionalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário