quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Proinfo Psicopedagoga Andrea Aparecida Conte


Projeto: Tangram
Acredito que quando se trabalha com projetos o alcance dos objetivos se tornam mais próximos, por ter que ser organizado, direcionado, mediado, flexível, etc. Principalmente nas intervenções Psicopedagógicas.
Pode ser organizado para desenvolvimento de algo específico ou interdisciplinar atingindo todas as possíveis áreas do conhecimento dependendo da meta que se busca alcançar.
Todas as Intervenções Psicopedagógicas geram em torno de uma Proposta de Intervenção que não deixa de ser uma forma de projeto só que direcionado conforme as capacidades e dificuldades dos alunos, isso faz o trabalho fluir.
O projeto do Tangram se iniciou com a contagem e o ouvir da lenda do tangram, mais confecção de um tangram em EVA e a resolução do desafio de montar o quadrado. Depois transcorreu com a confecção de cartaz reproduzindo outras figuras, além da reescrita e gravação da lenda, e filmagem associados aos cartazes. Por último foi utilizado notebook para desafios online com quebra-cabeças tangram.
Todos os envolvidos alcançaram os objetivos propostos, claro que cada um no seu ritmo, conforme suas capacidades e habilidades dentro de suas limitações.
De certa forma além de estimular, as atividades se mostraram atrativas. A fase observada que os alunos gostaram mais de desenvolver foi a de resolver o desafio da montagem do quebra-cabeças com as sete peças do tangram e jogar online os desafios propostos com recursos tecnológicos da web.
Atualmente com as tecnologias que existem no mercado e como são atrativas e com informações rápidas possivelmente estas tecnologias de informação e comunicação servirão para motivação, curiosidade e exploração. Se bem direcionadas poderão facilitar e auxiliar no desenvolvimento de um trabalho com projetos.

Psicopedagoga: Andrea Aparecida Conte





Nenhum comentário:

Postar um comentário