Projeto:
Tangram
Acredito que quando se trabalha com projetos o
alcance dos objetivos se tornam mais próximos, por ter que ser organizado,
direcionado, mediado, flexível, etc. Principalmente nas intervenções
Psicopedagógicas.
Pode ser organizado para desenvolvimento de algo
específico ou interdisciplinar atingindo todas as possíveis áreas do
conhecimento dependendo da meta que se busca alcançar.
Todas as Intervenções Psicopedagógicas geram em
torno de uma Proposta de Intervenção que não deixa de ser uma forma de projeto
só que direcionado conforme as capacidades e dificuldades dos alunos, isso faz
o trabalho fluir.
O projeto do Tangram se iniciou com a contagem e o
ouvir da lenda do tangram, mais confecção de um tangram em EVA e a resolução do
desafio de montar o quadrado. Depois transcorreu com a confecção de cartaz
reproduzindo outras figuras, além da reescrita e gravação da lenda, e filmagem
associados aos cartazes. Por último foi utilizado notebook para desafios online
com quebra-cabeças tangram.
Todos os envolvidos alcançaram os objetivos
propostos, claro que cada um no seu ritmo, conforme suas capacidades e
habilidades dentro de suas limitações.
De certa forma além de estimular, as atividades se
mostraram atrativas. A fase observada que os alunos gostaram mais de
desenvolver foi a de resolver o desafio da montagem do quebra-cabeças com as
sete peças do tangram e jogar online os desafios propostos com recursos
tecnológicos da web.
Atualmente com as tecnologias que existem no
mercado e como são atrativas e com informações rápidas possivelmente estas
tecnologias de informação e comunicação servirão para motivação, curiosidade e
exploração. Se bem direcionadas poderão facilitar e auxiliar no desenvolvimento
de um trabalho com projetos.
Psicopedagoga: Andrea
Aparecida Conte
Nenhum comentário:
Postar um comentário