quarta-feira, 10 de setembro de 2014

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

PARABÉNS AO ALUNO 
SAMUEL CASTRO DE SOUZA 
DO 5º ANO, ALUNO DA PROFESSORA SALETE 
LEITE PELO SEU POEMA, O QUAL FOI 
SELECIONADO PARA ETAPA ESTADUAL DA
 OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA 


ESSA TAL FELICIDADE...



Vou falar de um lugar


Que aprendi a amar


Junto com minha família


Eu tinha uma vida boa


Vendo os sapos na lagoa


Na minha humilde casinha





Tinha porco no chiqueiro


Galinhada no terreiro 
 

E um galo cantador


E também vaca leiteira


Uma horta “de primeira”


E um jardinzinho de flor





Bem cedinho eu acordava


Com o canto da passarada


Mamãe fazia o café


Arrumava minha sacola


Eu saía para a escola


De chinelinho no pé





Pra cidade eu só ia


De trinta em trinta dias


Pra comprar o que faltava


Durante a semana inteira


De segunda a sexta feira


Toda tarde eu pescava





Mas como o povo diz


Que não tem mesmo raiz


Essa tal felicidade


E no ano passado


Nosso sítio foi comprado


Fomos morar na cidade





Aqui tudo é diferente


Não acho graça nessa gente


Vivo sem esperança


É só luxo e vaidade


Eu penso que a cidade


Não é lugar pra criança





A cidade é muito “cheia”


Casas parecem cadeia


Com cadeado no portão


Crianças sem liberdade


Para brincar à vontade


Só com celular na mão





Que saudade lá do mato


De beber água no regato


E do silêncio majestoso


Das noites enluaradas


Da viola entoada


Como aquilo era gostoso





Meu pai nem pensou nisso


Quando ele vendeu o sítio


Pra vir morar na cidade


Acho que naquele dia


Ele vendeu minha alegria


E a minha felicidade...





Nenhum comentário:

Postar um comentário