AEE

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO-AEE
O QUE É O AEE?

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é o conjunto de atividades e recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucional e continuamente para atender exclusivamente alunos com algum tipo de necessidade especial, no contraturno escolar. Pode ser realizado em salas de recursos especiais na escola regular ou em instituições especializadas.


Qual é o Objetivo do Atendimento Educacional Especializado (AEE)?
Complementar ou suplementar a formação do estudante por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem.


Qual é o público-alvo do Atendimento Educacional Especializado (AEE)?
I – Estudantes com deficiência: aqueles que têm impedimentos de natureza física, intelectual ou sensorial, o s quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade com as demais pessoas.
II – Estudantes com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nesta definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação.
III – Estudantes com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam
um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento
humano, isoladas ou combinadas, como intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade.


O que faz o Atendimento Educacional Especializado - AEE?
  • Apoia o desenvolvimento do aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação;
  • Disponibiliza o ensino de linguagens e de códigos específicos de comunicação e sinalização;
  • Oferece Tecnologia Assistiva - TA;
  • Faz adequações e produz materiais didáticos e pedagógicos, tendo em vista as necessidades específicas dos alunos;
  • Oportuniza o enriquecimento curricular (para alunos com altas habilidades/superdotação).
São atribuições do professor do AEE:
  1. Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da educação especial;
  2. Elaborar e executar plano de atendimento educacional especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade;
  3. Organizar o tipo e o número de atendimentos aos alunos na sala de recursos multifuncional;
  4. Acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola;
  5. Estabelecer parcerias com as áreas intersetoriais na elaboração de estratégias e na disponibilização de recursos de acessibilidade;
  6. Orientar professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno;
  7. Ensinar e usar recursos de Tecnologia Assistiva, tais como: as tecnologias da informação e comunicação, a comunicação alternativa e aumentativa, a informática acessível, o soroban, os recursos ópticos e não ópticos, os softwares específicos, os códigos e linguagens, as atividades de orientação e mobilidade entre outros; de forma a ampliar habilidades funcionais dos alunos, promovendo autonomia, atividade e participação.
  8. Estabelecer articulação com os professores da sala de aula comum, visando a disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que promovem a participação dos alunos nas atividades escolares.
  9. Promover atividades e espaços de participação da família e a interface com os serviços setoriais da saúde, da assistência social, entre outros.
O AEE deve se articular com a proposta da escola comum, embora suas atividades sejam diferentes das realizadas em salas de aula de ensino comum.

BIOGRAFIA










Tatiana Belinky foi uma escritora de literatura infanto-juvenil, foi roteirista e tradutora de grandes obras russas e a responsável pela primeira adaptação para a televisão de O Sítio do Pica-pau Amarelo.
Nasceu em São Petersburgo, na Rússia, no dia 18 de março de 1919. Desde pequena assistia a peças infantis com os pais. Fugindo da guerra civil na então União Soviética, sua família veio para o Brasil em setembro de 1929, fixando residência em São Paulo. Estudou no colégio Presbiteriano Mackenzie. Nessa época já brincava de teatro. Com 18 anos concluiu o curso comercial, naturalizada brasileira, começou a trabalhar como secretária bilíngue e taquígrafa.
Em 1939, ingressou no curso de Filosofia da Faculdade São Bento, porém não concluiu o curso. Em 1940 casou-se com o médico e educador Júlio Gouveia. Com a morte do pai, Tatiana assumiu os negócios da família trabalhando como representante de produtos de celulose em fábricas de papel.
A partir de 1948, o casal que já havia montado o grupo “Teatro Escola de São Paulo (TESP)” foi convidado por uma sociedade beneficente presidida por amigos da família e com o apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo, passa a fazer apresentações em diversos teatros da capital, parceria que durou quase três anos.
Fez a primeira adaptação para a televisão de “O Sítio do Pica-pau Amarelo”, com cerca de 350 episódios. Fez roteiros também para o programa “Teatro da Juventude”.
Entre outras atividades e produções é autora de mais de 250 títulos de literatura infanto-juvenil. Traduziu grandes autores russos, como Anton Tchekhov e Leon Tolstoi. Fez a adaptação de clássicos da literatura, entre eles, “Alice no País das Maravilhas”.
Tatiana Belinky recebeu importantes prêmios, entre eles, o Prêmio Jabuti, em 1994, com o livro "A Saga de Siegfried" e o Prêmio Fundação Nacional do Livro Infanto e Juvenil, 2003, categoria poesia, com o livro "Um Caldeirão de Poemas". Em 2009 foi eleita para a cadeira nº 25 a Academia Paulista de Letras. De sua vasta obra destacam-se “O Caso dos Bolinhos”, “O Grande Rabanete”, “Tatu na Casca”, “Coral dos Bichos”, “Saladinha de Queixas”, “Olhos de Ver”, “Transplante de Meninas” e “O Livro das Tatianices”.
Tatiana Belinky faleceu em São Paulo, no dia 15 de junho de 2013.

OBRA: DIVERSIDADE

Se todo mundo fosse igualzinho, o mundo não teria graça!
Mas só reconhecer que as pessoas são diferentes, não basta. É preciso respeitar as diferenças.
E os versos de DIVERSIDADE nos ensinam isso, que não há um jeito único de ser: “assim ou assado, todos são gente, tudo é humano.”
Vamos e venhamos, isto é um fato: todo mundo igualzinho. Ai, como é chato!”
Período de desenvolvimento: 1º semestre de 2018

Objetivo:
Buscar à valorização do ser humano, refletindo quanto às semelhanças, diferenças e respeitando a individualidade.

Temas para abordagem:
  • Identidade e afetividade;
  • Respeito as diferenças;
  • Diversidade étnica e cultural;
  • Adjetivos, sinônimos e antônimos, rimas...

Metodologia:
  • Leitura e reflexões/conversa sobre a história (interpretação oral);
  • Promover discussão sobre os valores humanos e características individuais;
  • Refletir sobre o respeito as diferenças;
  • Realizar atividade sobre sua identidade e características;
  • Realizar atividades de interpretação e raciocínio lógico através da história (banco de sugestões compartilhadas);
  • Atividade com recorte e colagem de pessoas (figura maluca);
  • Explorar rimas e poemas, de acordo o nível dos alunos;
  • Construção de mural, diversos rostos, com o título: VIVA A DIVERSIDADE!

Estratégias e recursos:
  • Uso do livro;
  • Vídeos e reportagens da internet;
  • Atividades impressas e no caderno;
  • Imagens e jogos;
  • Desenho, pintura e colagem;
  • Trabalhos manuais;
  • Confecção de murais;
  • Organização de portfólio com as atividades realizadas;
  • Exposição de portfólio no Dia da Família da Escola.
    Avaliação
    Acontecerá com base no desempenho do educando nas atividades propostas. Através do interesse e de observações, respeitando o nível de desenvolvimento de cada aluno.

OBRA: O GRANDE RABANETE

Quando eu era pequena assim como vocês, meu vovô contava muitas histórias e uma dessas histórias era um pouco parecida com essa, do GRANDE RABANETE, só que naquela história o causador de tudo não era o rabanete, e sim um… Nabo e eu não gostava de nabo, porque um nabo me parecia uma cenoura que ficou branca, pálida de susto. Então para contar a história para vocês resolvi trocar o nabo por um rabanete, que vermelhinho, redondinho e muito gostoso, com um tiquinho de sal, numa alegre salada.
Bom apetite pra vocês!

Período de desenvolvimento: 2º semestre de 2018

Objetivo:
  • Estimular o gosto pela leitura;
  • Explorar a realidade e a escrita;
  • Vivenciar estratégias de leitura que ajudem o aluno a avaliar o texto lido defendendo oralmente suas opiniões;
  • Inferir informações ampliando a compreensão textual;
  • Produzir textos usando linguagem verbal e não verbal.

Temas para abordagem:
  • Literatura infantil;
  • Produção de texto;
  • Interpretação oral e escrita;
  • Alimentação;
  • Relações interpessoais: ajuda ao próximo, amor, carinho, união, auto-estima, humildade…
Metodologia:
  • Leitura e reflexões/conversa sobre a história (interpretação oral);
  • Interpretação escrita do texto (conforme nível de desenvolvimento individual);
  • Promover discussão sobre relações interpessoais: ajuda ao próximo, amor, carinho, união, autoestima, humildade…
  • Realizar atividade de cooperação e ajuda mútua;
  • Realizar atividades de interpretação e raciocínio lógico através da história (banco de sugestões compartilhadas);
  • Atividade com recorte e colagem de pessoas (figura maluca);
  • Explorar rimas e poemas, de acordo o nível dos alunos;
  • Construção de mural, diversos rostos, com o título: VIVA A DIVERSIDADE!

Estratégias e recursos:
  • Uso do livro;
  • Vídeos internet;
  • Atividades impressas e no caderno;
  • Imagens e jogos;
  • Caça-palavras;
  • Gráficos;
  • Desenho, pintura e colagem;
  • Trabalhos manuais;
  • Confecção de murais;
  • Plantio e cultivo de rabanetes;
  • Organização de portfólio com as atividades realizadas;
  • Exposição de portfólio no Encerramento do Ano Letivo.
    Avaliação
    Acontecerá com base no desempenho do educando nas atividades propostas. Através do interesse e de observações, respeitando o nível de desenvolvimento de cada aluno.

PROJETO PREVENÇÃO DE DEFICIÊNCIAS

Objetivo Geral:
Proporcionar ações de conscientização junto aos alunos dos 9º anos e professores auxiliares da E.E.B.M. Padre Biagio Simonetti, levando informações e conhecimento sobre as deficiências, suas causas, tratamento e métodos de prevenção.


Objetivos específicos:
  • Explicar aos alunos e professores auxiliares, o que é o AEE e a Educação Especial, histórico, lutas e conquistas;
  • Orientar os alunos quanto a prevenção das deficiências, antes, durante a após o nascimento;
  • Repassar o conhecimento de algumas deficiências, transtornos e síndromes, com o diagnóstico, causas, características, tratamento e potencialidades;
  • Criar espaços de debate sobre o respeito às diferenças e os desafios da inclusão na atualidade;
  • Promover ações de conscientização junto a comunidade escolar;
  • Possibilitar o contato com pessoas com deficiência e seus familiares para troca de experiências e testemunho de vida.
  • Realizar exposição de atividades e fotos das ações realizadas.


Público-alvo: Alunos do 9º ano A e B (matutino) e 9º ano C (vespertino), além dos professores auxiliares da EEBM Padre Biagio Simonetti.


Justificativa:
Uma em cada dez pessoas possui algum tipo de deficiência e segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 70% ou mais das deficiências poderiam ser evitadas e mesmo com a evolução do conhecimento científico, o esperado seria que a taxa de incidência de deficiências fosse gradativamente diminuindo, o que acredita-se que não vem ocorrendo a contento pelo número de crianças com deficiências diagnosticadas todos os anos.
Portanto, a prevenção das deficiências, deve ser tema debatido amplamente em toda sociedade, especialmente entre os adolescentes que estão iniciando sua vida sexual e precisam de informações e orientação, além de que, cada dia mais crianças com deficiência estão ingressando na rede regular de ensino e é importante que os professores, colegas e a comunidade escolar tenha conhecimento sobre as deficiências para que possam ser desmistificados alguns preconceitos, eliminadas as barreiras atitudinais para que a inclusão realmente aconteça.
Experiências internacionais demonstram que o modelo centrado no tratamento e não na prevenção se tornou insustentável em quase todas as partes do mundo. Um avanço no processo educativo do país, junto da prevenção, se torna necessário, para assim se conseguir a redução dos índices da deficiência. Neste processo, a medicina, a psicologia e a educação nos indicam uma eficiente alternativa para diminuir este índice de deficiência: A Prevenção e a Conscientização!
Este projeto é iniciativa das professoras de Atendimento Educacional Especializado (AEE) de Fraiburgo e tem como objetivo proporcionar ações de conscientização junto aos alunos e profissionais que trabalham diretamente com estes, levando informações e compreensão sobre as deficiências, diagnóstico, causas, consequências, tratamento e métodos de prevenção, pois além da busca da qualidade de vida da pessoa com deficiência, um dos principais objetivos do AEE é: Promover a inclusão, respeitando as individualidades e valorizando as potencialidades dos alunos, buscando a autonomia e a independência nas atividades da vida diária.


Metodologia:
O projeto acontecerá ao longo do ano letivo de 2018, com formação mensal no período de aula dos alunos e hora atividade da professora do AEE, conforme cronograma abaixo, tendo como público-alvo os alunos das turmas de 9º anos e os auxiliares de sala, por meio de:
  • Aulas expositivas organizadas pela professora do AEE;
  • Palestras com outros profissionais da educação e da saúde;
  • Participação de pais e alunos com deficiência;
  • Leituras;
  • Debates;
  • Confecção de murais e cartazes;
  • Distribuição de materiais informativos;
  • Exibição de vídeos;
  • Dinâmicas de grupo;
  • Visita à APAE, dentre outros.


Cronograma:
DATA
DIA DA SEMANA
TEMA
HORÁRIO
Mat. e Vesp.
27/03
9º ano “A”
Terça-feira
O que é o AEE e a Educação Especial;
Dia Mundial da Síndrome de Down
1ª e 2ª aula
(Tati)
29/03
9º ano “B”
Quinta-feira
O que é o AEE e a Educação Especial;
Dia Mundial da Síndrome de Down
4º e 5º aula
(Juceles)
28/03
9º ano “C”
Quarta-feira
O que é o AEE e a Educação Especial;
Dia Mundial da Síndrome de Down
4º e 5º aula
(Luis)
02//04
(todas as turmas)
segunda-feira
Palestra sobre autismo (Marlete Grando)
período vespertino
13/04
9º ano “A”
Sexta-feira
Dia Mundial de Conscientização do Espectro Autista
1ª e 2ª aula
(Tati/ Aline)
13/04
9º ano “B”
Sexta-feira
Dia Mundial de Conscientização do Espectro Autista
4º e 5º aula
(Aline)
13/04
9º ano “C”
Sexta-feira
Dia Mundial de Conscientização do Espectro Autista
4º e 5º aula
(Cris)
18/05
(9º ano “A”)
Sexta-feira
Prevenção de Deficiências
Palestra com a psicóloga e fonoaudióloga da APAE
4º e 5º aula
(Cris)
18/05
9º ano “B”
Sexta-feira
Prevenção de Deficiências
Palestra com a psicóloga e fonoaudióloga da APAE

1º e 2º aula
(Cris e Tati)
18/05
9º “C”
Sexta-feira
Prevenção de Deficiências
Palestra com a psicóloga e fonoaudióloga da APAE

1º e 2º aula
(Juceles)
25/ 06
9º “A”
Segunda-feira
Altas habilidades/superdotação (10/08)
Filme: O som do coração.
1ª e 2ª aula
(Deisy e Roseclei)
26/06
9º ano “B”
Terça-feira
Altas habilidades/superdotação (10/08)
Filme: O som do coração.
1º e 2º aula
(Eliane e Aline)

28/06
Quinta-feira
Altas habilidades/superdotação (10/08)
Filme: O som do coração.
4º e 5º aula
(Juceles)
21/08 à 28/08
(todos os alunos)
Segunda a Sexta-feira
Semana Nacional do Excepcional Deficiência Intelectual - (22/08)
Dia do Educador Especial
Caminhada com a APAE(9º e 8º ano vespertino) e visita na APAE
28/09
9º ano “A”
Sexta-feira
Dia Nacional do Surdo
Palestra com o auxiliar Leandro dos Santos
4ª e 5ª aula
(Cris)
28/09
9º ano “B”
Sexta-feira
Dia Nacional do Surdo
Palestra com o auxiliar Leandro dos Santos

1º e 2º aula
(Tati e Cris)
28/09
9º ano “C”
Sexta-feira
Dia Nacional do Surdo
Palestra com o auxiliar Leandro dos Santos

1º e 2º aula
(Juceles)
11/10
9º ano “A”
Quinta-feira
Deficiência Física (11/10)
Filme: Como eu era antes de você.
1ª e 2ª aula
(Eliane e Juceles)
11/10
9º ano “B”
Quinta-feira
Deficiência Física (11/10)
Filme: Como eu era antes de você.
4º e 5º aula
(Juceles)
11/10
9º ano “C”
Quinta-feira
Deficiência Física (11/10)
Filme: Como eu era antes de você.
2º e 3º aula
(Tati e Luis)
09/11
9º ano “A”
Sexta-feira
Dia Nacional do Cego (13/12)
1ª e 2ª aula
(Tati e Aline)
09/11
9º ano “B”
Sexta-feira
Dia Nacional do Cego (13/12)
4º e 5º aula)
(Cris)
09/11
9º ano “C”
sexta-feira
Dia Nacional do Cego (13/12)
4º e 5º aula
(Cris)
30/12
(todas as turmas)
sexta-feira
Apresentação do grupo APAS (matutino e vespertino)
2º aula


Obs.: As datas e horários podem sofrer alterações conforme a necessidade da escola, disponibilidade dos palestrantes e da professora responsável.
Recursos:
  • Lousa digital;
  • Notebook;
  • Material escolar em geral;
  • Caixa de som;
  • Materiais pedagógicos pertencentes a sala de AEE;
  • Máquina fotográfica;
  • Materiais de expediente (cartolina, folha A4, fita adesiva, pincéis, tintas, EVA …).
  • Dentre outros materiais, de acordo com o planejamento da formação.


Avaliação:


As formações se darão em horários de aula, com o acompanhamento dos professores, portanto, a presença será computada na aula correspondente e terá lista de presença em cada encontro. A participação, o envolvimento nas atividades, o respeito e a cooperação serão levados em consideração. Ao final do ano letivo os alunos receberão um certificado de participação neste projeto.

21/03 - Dia Internacional da Síndrome de Down: A data foi escolhida pela Associação Internacional Down Syndrome International, em alusão aos três cromossomos no par de número 21 (21/3) que as pessoas com síndrome de Down possuem.

02/04 - Dia Mundial da Conscientização do Autismo: O azul foi definido como a cor símbolo do autismo, porque a síndrome é mais comum nos meninos, na proporção de 4 meninos para cada menina.

Junho: Altas habilidades/superdotação (10/08)

21 a 28 de agosto - Semana Nacional do Excepcional Decreto N° 54.188, de 24 de agosto de 1964 Art. 1º Fica instituída a "Semana Nacional da Criança Excepcional", que deverá ser comemorada, anualmente, de 21 a 28 de agosto em todo Território Nacional.

26/09 - Dia Nacional do Surdo Lei nº 11.796, de 29 de outubro de 2008

11/10 - Dia do Deficiente Físico Lei Nº 2.795, de 15 de abril de 1981.

13/12 - Dia Nacional do Cego Decreto nº 51.405/61foi criado um dia para essas pessoas, o dia 13 de dezembro, pelo presidente Jânio Quadros, que queria homenagear José Álvares de Azevedo, após este ter introduzido a leitura braile no Brasil.


GALERIA DE FOTOS 2018























SIMONE DAFROSA KLEINJOHANN
Professora do AEE
Graduada em Educação Infantil e Séries Iniciais.
Especialização em: Educação Especial-
Formação de Professores para o Atendimento Educacional Especializado - AEE, Neuropsicologia para Professores e Educação Infantil, Séries Iniciais





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