ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO-AEE
O
QUE É O AEE?
O
Atendimento Educacional Especializado (AEE) é o conjunto de
atividades e recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados
institucional e continuamente para atender exclusivamente alunos com
algum tipo de necessidade especial, no contraturno escolar. Pode ser
realizado em salas de recursos especiais na escola regular ou em
instituições especializadas.
Qual
é o Objetivo do Atendimento Educacional Especializado (AEE)?
Complementar
ou suplementar a formação do estudante por meio da disponibilização
de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem
as barreiras para sua plena participação na sociedade e
desenvolvimento de sua aprendizagem.
Qual
é o público-alvo do Atendimento Educacional Especializado (AEE)?
I
– Estudantes com deficiência: aqueles que têm impedimentos de
natureza física, intelectual ou sensorial, o s quais, em interação
com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e
efetiva na sociedade com as demais pessoas.
II
– Estudantes com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles
que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento
neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na
comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nesta definição
alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de
Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos
invasivos sem outra especificação.
III
– Estudantes com altas habilidades/superdotação: aqueles que
apresentam
um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento
humano, isoladas ou combinadas, como intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade.
um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento
humano, isoladas ou combinadas, como intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade.
O
que faz o Atendimento Educacional Especializado - AEE?
- Apoia o desenvolvimento do aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação;
- Disponibiliza o ensino de linguagens e de códigos específicos de comunicação e sinalização;
- Oferece Tecnologia Assistiva - TA;
- Faz adequações e produz materiais didáticos e pedagógicos, tendo em vista as necessidades específicas dos alunos;
- Oportuniza o enriquecimento curricular (para alunos com altas habilidades/superdotação).
São
atribuições do professor do AEE:
- Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da educação especial;
- Elaborar e executar plano de atendimento educacional especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade;
- Organizar o tipo e o número de atendimentos aos alunos na sala de recursos multifuncional;
- Acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola;
- Estabelecer parcerias com as áreas intersetoriais na elaboração de estratégias e na disponibilização de recursos de acessibilidade;
- Orientar professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno;
- Ensinar e usar recursos de Tecnologia Assistiva, tais como: as tecnologias da informação e comunicação, a comunicação alternativa e aumentativa, a informática acessível, o soroban, os recursos ópticos e não ópticos, os softwares específicos, os códigos e linguagens, as atividades de orientação e mobilidade entre outros; de forma a ampliar habilidades funcionais dos alunos, promovendo autonomia, atividade e participação.
- Estabelecer articulação com os professores da sala de aula comum, visando a disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que promovem a participação dos alunos nas atividades escolares.
- Promover atividades e espaços de participação da família e a interface com os serviços setoriais da saúde, da assistência social, entre outros.
O
AEE deve se articular com a proposta da escola comum, embora suas
atividades sejam diferentes
das realizadas em salas de aula de ensino comum.
Fonte:
Resolução
CNE/CBE n.04/2009
BIOGRAFIA
Tatiana
Belinky foi uma escritora de literatura infanto-juvenil, foi
roteirista e tradutora de grandes obras russas e a responsável pela
primeira adaptação para a televisão de O Sítio do Pica-pau
Amarelo.
Nasceu
em São Petersburgo, na Rússia, no dia 18 de março de 1919. Desde
pequena assistia a peças infantis com os pais. Fugindo da guerra
civil na então União Soviética, sua família veio para o Brasil em
setembro de 1929, fixando residência em São Paulo. Estudou no
colégio Presbiteriano Mackenzie. Nessa época já brincava de
teatro. Com 18 anos concluiu o curso comercial, naturalizada
brasileira, começou a trabalhar como secretária bilíngue e
taquígrafa.
Em
1939, ingressou no curso de Filosofia da Faculdade São Bento, porém
não concluiu o curso. Em 1940 casou-se com o médico e educador
Júlio Gouveia. Com a morte do pai, Tatiana assumiu os negócios da
família trabalhando como representante de produtos de celulose em
fábricas de papel.
A
partir de 1948, o casal que já havia montado o grupo “Teatro
Escola de São Paulo (TESP)” foi convidado por uma sociedade
beneficente presidida por amigos da família e com o apoio da
Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo, passa a fazer
apresentações em diversos teatros da capital, parceria que durou
quase três anos.
Fez a primeira adaptação para a televisão de “O Sítio do
Pica-pau Amarelo”, com cerca de 350 episódios. Fez roteiros também
para o programa “Teatro da Juventude”.
Entre
outras atividades e produções é autora de mais de 250 títulos de
literatura infanto-juvenil. Traduziu grandes autores russos, como
Anton Tchekhov e Leon Tolstoi. Fez a adaptação de clássicos da
literatura, entre eles, “Alice no País das Maravilhas”.
Tatiana
Belinky recebeu importantes prêmios, entre eles, o Prêmio Jabuti,
em 1994, com o livro "A Saga de Siegfried" e o Prêmio
Fundação Nacional do Livro Infanto e Juvenil, 2003, categoria
poesia, com o livro "Um Caldeirão de Poemas". Em 2009 foi
eleita para a cadeira nº 25 a Academia Paulista de Letras. De sua
vasta obra destacam-se “O Caso dos Bolinhos”, “O Grande
Rabanete”, “Tatu na Casca”, “Coral dos Bichos”, “Saladinha
de Queixas”, “Olhos de Ver”, “Transplante de Meninas” e “O
Livro das Tatianices”.
Tatiana
Belinky faleceu em São Paulo, no dia 15 de junho de 2013.
OBRA: DIVERSIDADE
Se
todo mundo fosse igualzinho, o mundo não teria graça!
Mas
só reconhecer que as pessoas são diferentes, não basta. É preciso
respeitar as diferenças.
E
os versos de DIVERSIDADE nos ensinam isso, que não há um jeito
único de ser: “assim ou assado, todos são gente, tudo é humano.”
“Vamos
e venhamos, isto é um fato: todo mundo igualzinho. Ai, como é
chato!”
Período
de desenvolvimento: 1º semestre de 2018
Objetivo:
Buscar
à
valorização do ser humano, refletindo quanto às semelhanças,
diferenças e respeitando a individualidade.
Temas
para abordagem:
- Identidade e afetividade;
- Respeito as diferenças;
- Diversidade étnica e cultural;
- Adjetivos, sinônimos e antônimos, rimas...
Metodologia:
- Leitura e reflexões/conversa sobre a história (interpretação oral);
- Promover discussão sobre os valores humanos e características individuais;
- Refletir sobre o respeito as diferenças;
- Realizar atividade sobre sua identidade e características;
- Realizar atividades de interpretação e raciocínio lógico através da história (banco de sugestões compartilhadas);
- Atividade com recorte e colagem de pessoas (figura maluca);
- Explorar rimas e poemas, de acordo o nível dos alunos;
- Construção de mural, diversos rostos, com o título: VIVA A DIVERSIDADE!
Estratégias
e recursos:
- Uso do livro;
- Vídeos e reportagens da internet;
- Atividades impressas e no caderno;
- Imagens e jogos;
- Desenho, pintura e colagem;
- Trabalhos manuais;
- Confecção de murais;
- Organização de portfólio com as atividades realizadas;
- Exposição de portfólio no Dia da Família da Escola.AvaliaçãoAcontecerá com base no desempenho do educando nas atividades propostas. Através do interesse e de observações, respeitando o nível de desenvolvimento de cada aluno.
OBRA: O
GRANDE RABANETE
Quando
eu era pequena assim como vocês, meu vovô contava muitas histórias
e uma dessas histórias era um pouco parecida com essa, do GRANDE
RABANETE, só que naquela história o causador de tudo não era o
rabanete, e sim um… Nabo e eu não gostava de nabo, porque um nabo
me parecia uma cenoura que ficou branca, pálida de susto. Então
para contar a história para vocês resolvi trocar o nabo por um
rabanete, que vermelhinho, redondinho e muito gostoso, com um
tiquinho de sal, numa alegre salada.
Bom
apetite pra vocês!
Período
de desenvolvimento: 2º semestre de 2018
Objetivo:
- Estimular o gosto pela leitura;
- Explorar a realidade e a escrita;
- Vivenciar estratégias de leitura que ajudem o aluno a avaliar o texto lido defendendo oralmente suas opiniões;
- Inferir informações ampliando a compreensão textual;
- Produzir textos usando linguagem verbal e não verbal.
Temas
para abordagem:
- Literatura infantil;
- Produção de texto;
- Interpretação oral e escrita;
- Alimentação;
- Relações interpessoais: ajuda ao próximo, amor, carinho, união, auto-estima, humildade…
Metodologia:
- Leitura e reflexões/conversa sobre a história (interpretação oral);
- Interpretação escrita do texto (conforme nível de desenvolvimento individual);
- Promover discussão sobre relações interpessoais: ajuda ao próximo, amor, carinho, união, autoestima, humildade…
- Realizar atividade de cooperação e ajuda mútua;
- Realizar atividades de interpretação e raciocínio lógico através da história (banco de sugestões compartilhadas);
- Atividade com recorte e colagem de pessoas (figura maluca);
- Explorar rimas e poemas, de acordo o nível dos alunos;
- Construção de mural, diversos rostos, com o título: VIVA A DIVERSIDADE!
Estratégias
e recursos:
- Uso do livro;
- Vídeos internet;
- Atividades impressas e no caderno;
- Imagens e jogos;
- Caça-palavras;
- Gráficos;
- Desenho, pintura e colagem;
- Trabalhos manuais;
- Confecção de murais;
- Plantio e cultivo de rabanetes;
- Organização de portfólio com as atividades realizadas;
- Exposição de portfólio no Encerramento do Ano Letivo.AvaliaçãoAcontecerá com base no desempenho do educando nas atividades propostas. Através do interesse e de observações, respeitando o nível de desenvolvimento de cada aluno.
PROJETO PREVENÇÃO DE DEFICIÊNCIAS
Objetivo
Geral:
Proporcionar
ações de conscientização junto aos alunos dos 9º anos e
professores auxiliares da
E.E.B.M. Padre Biagio Simonetti,
levando informações e conhecimento sobre as deficiências, suas
causas, tratamento e métodos de prevenção.
Objetivos
específicos:
-
Explicar aos alunos e professores auxiliares, o que é o AEE e a Educação Especial, histórico, lutas e conquistas;
-
Orientar os alunos quanto a prevenção das deficiências, antes, durante a após o nascimento;
-
Repassar o conhecimento de algumas deficiências, transtornos e síndromes, com o diagnóstico, causas, características, tratamento e potencialidades;
-
Criar espaços de debate sobre o respeito às diferenças e os desafios da inclusão na atualidade;
-
Promover ações de conscientização junto a comunidade escolar;
-
Possibilitar o contato com pessoas com deficiência e seus familiares para troca de experiências e testemunho de vida.
-
Realizar exposição de atividades e fotos das ações realizadas.
Público-alvo:
Alunos do 9º ano A
e B (matutino)
e 9º ano C
(vespertino), além dos professores auxiliares da
EEBM Padre Biagio Simonetti.
Justificativa:
Uma
em cada dez pessoas possui
algum tipo de deficiência e segundo dados da Organização Mundial
de Saúde (OMS), 70% ou mais das deficiências poderiam ser evitadas
e mesmo com a evolução do conhecimento científico, o esperado
seria que a taxa de incidência de deficiências fosse gradativamente
diminuindo, o que acredita-se que não vem ocorrendo a contento pelo
número de crianças com deficiências diagnosticadas todos os anos.
Portanto,
a prevenção das deficiências, deve ser tema debatido amplamente em
toda sociedade, especialmente entre os adolescentes que estão
iniciando sua vida sexual e precisam de informações e orientação,
além de que, cada dia mais crianças com deficiência estão
ingressando na rede regular de ensino e é importante que os
professores, colegas e a comunidade escolar tenha conhecimento sobre
as deficiências para que possam ser desmistificados alguns
preconceitos, eliminadas as barreiras atitudinais para que a inclusão
realmente aconteça.
Experiências
internacionais demonstram
que o modelo centrado no tratamento e não na prevenção se tornou
insustentável em quase todas as partes do mundo. Um avanço no
processo educativo do país, junto da prevenção, se torna
necessário, para assim se conseguir a redução dos índices da
deficiência. Neste processo, a medicina, a psicologia e a educação
nos indicam uma eficiente alternativa para diminuir este índice de
deficiência: A
Prevenção e a Conscientização!
Este
projeto é iniciativa das professoras de Atendimento Educacional
Especializado (AEE) de Fraiburgo e tem como objetivo proporcionar
ações de conscientização junto aos alunos e profissionais que
trabalham diretamente com estes, levando informações e compreensão
sobre as deficiências, diagnóstico, causas, consequências,
tratamento e métodos de prevenção, pois além da busca da
qualidade de vida da pessoa com deficiência, um dos principais
objetivos do AEE é: Promover
a inclusão, respeitando as individualidades e valorizando as
potencialidades dos alunos, buscando a autonomia e a independência
nas atividades da vida diária.
Metodologia:
O
projeto acontecerá ao longo do ano letivo de 2018, com formação
mensal no período de aula dos alunos e hora atividade da professora
do AEE, conforme cronograma abaixo, tendo como público-alvo os
alunos das turmas de 9º anos e os auxiliares de sala, por meio de:
-
Aulas expositivas organizadas pela professora do AEE;
-
Palestras com outros profissionais da educação e da saúde;
-
Participação de pais e alunos com deficiência;
-
Leituras;
-
Debates;
-
Confecção de murais e cartazes;
-
Distribuição de materiais informativos;
-
Exibição de vídeos;
-
Dinâmicas de grupo;
-
Visita à APAE, dentre outros.
Cronograma:
DATA
|
DIA
DA SEMANA
|
TEMA
|
HORÁRIO
Mat.
e Vesp.
|
27/03
9º ano “A”
|
Terça-feira
|
O
que é o AEE e a Educação Especial;
Dia Mundial da
Síndrome de Down
|
1ª
e 2ª
aula
(Tati)
|
29/03
9º ano “B”
|
Quinta-feira
|
O que é o AEE e a Educação
Especial;
Dia Mundial da Síndrome de Down
|
4º e 5º aula
(Juceles)
|
28/03
9º ano “C”
|
Quarta-feira
|
O que é o AEE e a Educação
Especial;
Dia Mundial da Síndrome de Down
|
4º e 5º aula
(Luis)
|
02//04
(todas as turmas)
|
segunda-feira
|
Palestra sobre autismo (Marlete
Grando)
|
período vespertino
|
13/04
9º ano “A”
|
Sexta-feira
|
Dia
Mundial de Conscientização do Espectro Autista
|
1ª
e 2ª
aula
(Tati/ Aline)
|
13/04
9º ano “B”
|
Sexta-feira
|
Dia Mundial de Conscientização do
Espectro Autista
|
4º e 5º aula
(Aline)
|
13/04
9º ano “C”
|
Sexta-feira
|
Dia Mundial de Conscientização do
Espectro Autista
|
4º e 5º aula
(Cris)
|
18/05
(9º ano “A”)
|
Sexta-feira
|
Prevenção
de Deficiências
Palestra com a
psicóloga e fonoaudióloga da APAE
|
4º e 5º aula
(Cris)
|
18/05
9º ano “B”
|
Sexta-feira
|
Prevenção
de Deficiências
Palestra
com a psicóloga e fonoaudióloga da APAE
|
1º e 2º aula
(Cris e Tati)
|
18/05
9º “C”
|
Sexta-feira
|
Prevenção
de Deficiências
Palestra
com a psicóloga e fonoaudióloga da APAE
|
1º e 2º aula
(Juceles)
|
25/
06
9º “A”
|
Segunda-feira
|
Altas
habilidades/superdotação (10/08)
Filme: O som do coração.
|
1ª
e 2ª
aula
(Deisy e Roseclei)
|
26/06
9º ano “B”
|
Terça-feira
|
Altas habilidades/superdotação
(10/08)
Filme: O som do
coração.
|
1º e 2º aula
(Eliane e Aline)
|
28/06
|
Quinta-feira
|
Altas habilidades/superdotação
(10/08)
Filme: O som do
coração.
|
4º e 5º aula
(Juceles)
|
21/08
à 28/08
(todos os alunos)
|
Segunda
a Sexta-feira
|
Semana
Nacional do Excepcional Deficiência Intelectual - (22/08)
Dia
do Educador Especial
|
Caminhada com a APAE(9º e 8º ano
vespertino) e visita na APAE
|
28/09
9º ano “A”
|
Sexta-feira
|
Dia
Nacional do Surdo
Palestra com o auxiliar Leandro dos
Santos
|
4ª
e 5ª aula
(Cris)
|
28/09
9º ano “B”
|
Sexta-feira
|
Dia Nacional do Surdo
Palestra
com o auxiliar Leandro dos Santos
|
1º e 2º aula
(Tati e Cris)
|
28/09
9º ano “C”
|
Sexta-feira
|
Dia Nacional do Surdo
Palestra
com o auxiliar Leandro dos Santos
|
1º e 2º aula
(Juceles)
|
11/10
9º ano “A”
|
Quinta-feira
|
Deficiência
Física (11/10)
Filme: Como eu era antes de você.
|
1ª
e 2ª aula
(Eliane e Juceles)
|
11/10
9º ano “B”
|
Quinta-feira
|
Deficiência Física (11/10)
Filme: Como eu era
antes de você.
|
4º e 5º aula
(Juceles)
|
11/10
9º ano “C”
|
Quinta-feira
|
Deficiência Física (11/10)
Filme: Como eu era
antes de você.
|
2º e 3º aula
(Tati e Luis)
|
09/11
9º ano “A”
|
Sexta-feira
|
Dia
Nacional do Cego (13/12)
|
1ª
e 2ª
aula
(Tati e Aline)
|
09/11
9º ano “B”
|
Sexta-feira
|
Dia Nacional do Cego (13/12)
|
4º e 5º aula)
(Cris)
|
09/11
9º ano “C”
|
sexta-feira
|
Dia Nacional do Cego (13/12)
|
4º e 5º aula
(Cris)
|
30/12
(todas as turmas)
|
sexta-feira
|
Apresentação do grupo APAS
(matutino e vespertino)
|
2º aula
|
Obs.:
As datas e horários podem sofrer alterações conforme a necessidade
da escola, disponibilidade dos palestrantes e da professora
responsável.
Recursos:
-
Lousa digital;
-
Notebook;
-
Material escolar em geral;
-
Caixa de som;
-
Materiais pedagógicos pertencentes a sala de AEE;
-
Máquina fotográfica;
-
Materiais de expediente (cartolina, folha A4, fita adesiva, pincéis, tintas, EVA …).
-
Dentre outros materiais, de acordo com o planejamento da formação.
Avaliação:
As
formações se darão em horários de aula, com o acompanhamento dos
professores, portanto, a presença será computada na aula
correspondente e terá lista de presença em cada encontro. A
participação, o envolvimento nas atividades, o respeito e a
cooperação serão levados em consideração. Ao final do ano letivo
os alunos receberão um certificado de participação neste projeto.
21/03
- Dia
Internacional da Síndrome de Down: A
data foi escolhida pela Associação Internacional Down Syndrome
International, em alusão aos três cromossomos no par de número 21
(21/3) que as pessoas com síndrome de Down possuem.
02/04
- Dia
Mundial da Conscientização do Autismo:
O azul foi definido como a cor símbolo do autismo, porque a síndrome
é mais comum nos meninos, na proporção de 4 meninos para cada
menina.
Junho:
Altas
habilidades/superdotação (10/08)
21
a 28 de agosto - Semana
Nacional do Excepcional
Decreto N° 54.188, de 24 de agosto de 1964 Art. 1º Fica instituída
a "Semana Nacional da Criança Excepcional", que deverá
ser comemorada, anualmente, de 21 a 28 de agosto em todo Território
Nacional.
26/09
- Dia
Nacional do Surdo
Lei nº 11.796, de 29 de outubro de 2008
11/10
- Dia
do Deficiente Físico
Lei Nº 2.795, de 15 de abril de 1981.
13/12
- Dia
Nacional do Cego
Decreto nº 51.405/61foi criado um dia para essas pessoas, o dia 13
de dezembro, pelo presidente Jânio Quadros, que queria homenagear
José Álvares de Azevedo, após este ter introduzido a leitura
braile no Brasil.
GALERIA DE FOTOS 2018
Professora do AEE
Graduada em Educação Infantil e Séries Iniciais.
Especialização em: Educação Especial-
Formação de Professores para o Atendimento Educacional Especializado - AEE, Neuropsicologia para Professores e Educação Infantil, Séries Iniciais
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